sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Pesquisando Sobre o Trabalho Por Projetos

Atividade 1.7

Pesquisando Sobre o Trabalho Por Projetos

Professora Maristela Helena

disciplinas Envolvidas: Língua Portuguesa e Arte

Tema: Produção Textual

Conteúdo: Textos Jornalísticos, Narrativos e Dissertativos e Descritivos.

Número de alunos: 40 alunos

Público Alvo: Alunos do 1º ano do Ensino Médio

Duração: 4 Semanas

Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Assunto: Estrutura de texto jornalístico – manchete
Tipo: Texto
Nas aulas de análise da estrutura do texto jornalístico, depois de trabalhar com alguns jornais e explorar os sentidos das manchetes, o professor pode propor uma situação engraçada que favoreça a compreensão do sentido da manchete e de sua relação com o texto.
Para começar, proponha a atividade de escrita em grupo.
Divida a turma em grupos de quatro alunos.
Em uma folha, cada aluno escreve o nome do personagem da notícia, evitando que seus companheiros leiam. Para isso, solicite que dobrem o espaço escrito da folha.
Em seguida, devem passá-la ao colega do lado.Peça-lhes que, adotando a mesma estratégia, escrevam:
-um verbo para indicar o acontecimento;
-o local em que o acontecimento se desenvolveu;
-o momento do fato.

Ao terminar a rodada, cada grupo terá quatro manchetes que serão lidas e uma eleita para socializar para classe.
Um exemplo:

DONA DE CASA RONCA NO CONSULTÓRIO DO DENTISTA À MEIA-NOITE

Essa dinâmica divertida dinamiza a aula, motiva os alunos e favorece a percepção de que a manchete é importante para despertar o interesse e a curiosidade do leitor. Finalmente, o grupo deverá criar um texto que explique o acontecimento da manchete escolhida.

Objetivo:Esse projeto está voltado para os alunos que gostem de ler e escrever e queiram divulgar seus textos. A partir do estudo dos textos, os alunos serão levados a ler textos Próprios e fictícios, discutir técnicas de escrita e produzir textos de diversas modalidades.

Análise do Projeto:O projeto didático é a modalidade mais indicada para trabalhar a escrita - afinal, ao criar um produto final com público definido, a turma aprende a focar em um gênero e saber o quê, por quê e para quem escrever. Em um projeto didático sobre propagandas, por exemplo, a exibição das criações para outros estudantes permite reproduzir o que ocorre com a publicidade na vida real. Além disso, a tarefa adquire outro sentido, pois o aluno sabe que escreve para que outros leiam (e não apenas para o professor) e, portanto, passa a prestar mais atenção na necessidade de se fazer entender.

Por fim, vale destacar que quando os gêneros são ensinados como instrumento para a compreensão da língua, não importa quantos ou quais você trabalha, desde que o objetivo seja usá-los como um jeito de formar alunos que aprendam a ler e escrever de verdade.





Atividade 1.7

Nenhum comentário:

Postar um comentário